Ouvido

O ouvido é o órgão responsável pela captação do som, sendo didaticamente dividido em três partes: a externa, a média e a interna.    

                                                            

A orelha externa é a porção visível do aparelho auditivo, e compreende o pavilhão auditivo, o canal auditivo externo (canal da orelha) e a membrana timpânica (tímpano).                                                                                                                                  

A orelha média é uma cavidade aerada (preenchida por ar) dentro do osso temporal situada atrás da membrana timpânica. Possui três pequenos ossos, o martelo, a bigorna e o estribo, que é o menor osso do corpo humano. O martelo está ligado à membrana timpânica e transmite a vibração para a bigorna e ao estribo, que por sua vez está articulado como um pistão na cóclea (orelha interna) que transforma esse estímulo mecânica em impulso elétrico.
 A tuba auditiva é a comunicação da rinofaringe (região entre o nariz e a garganta) com a orelha média, proporcionando a aeração e equalização da pressão dentro do ouvido.

A orelha interna consiste no labirinto, que é dividido em cóclea (do grego kokhlias = caracol), órgão responsável por transformar o estímulo mecânico dos ossículos em impulso elétrico, que será transportado ao cérebro. O vestíbulo (do latim vestibulum = entrada, portal), este responsável pelo equilíbrio corporal.

Todos os dias milhares de pessoas sofrem com problemas de ouvido que podem ser aliviados com tratamentos clínicos e cirúrgicos. Os sintomas mais comuns, e que geralmente causam muito incomodo, são a dor de ouvido e a sensação de perda de audição (“ouvido tampado”). Zumbido, sensação de pressão e prurido (coceira) também são queixas freqüentes, e de acordo com a área do ouvido afetada e o tipo de doença podem ser mais ou menos intensos, e com duração também muito variada.

 Contamos em nosso servço de otorrino de Sinop com toda infra estrutura para diagnóstico e tratamento das patologias do ouvido

08/05/2015 |

Zumbido

ZUMBIDO OTORRINO EM SINOP

SURDEZ NO ADULTO

Otorrino em sinop

BAIXA DA AUDIÇÃO NA INFÂNCIA

BAIXA DA AUDIÇÃO NA INFÂNCIA OTORRINO SINOP

Infecções do Ouvido

INFECÇÕES DE OUVIDO OTORRINO SINOP